Faz hoje 10 anos que a VMER de Torres Vedras iniciou as suas funções operacionais, depois de INEM e Centro Hospitalar do Oeste (CHO) terem assinado um protocolo de cooperação.
A VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) é um veículo de intervenção pré-hospitalar, que funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano, concebida para o transporte rápido de uma equipa médica diretamente ao local onde se encontra(m) a(s) vítima(s) de acidente ou doença súbita.
Segundo dados relevados hoje, em 10 anos, a VMER percorreu mais de 630 000 km e até ao momento socorreus cerca de 14 700 vítimas.
A equipa da VMER de Torres Vedras tem ainda colaborado em “diversas acções de formação e sensibilização, quer no seio do CHO (Centro Hospitalar do Oeste), quer junto da população”.
A VMER de Torres Vedras é uma das 44 VMER´s distribuídas por Portugal, por forma a complementar a rede de emergência pré-hospitalar do INEM.
A área de influência do CHO é constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estevão das Galés e Venda do Pinheiro).
[Imagem: VMER de Torres Vedras]