Com vista a dar continuidade a uma revolução na mobilidade da região metropolitana de Lisboa, a Carris Metropolitana foi apresentada publicamente, no passado dia 1 de abril.
A operação Carris Metropolitana tem por objetivo a “promoção da qualidade de vida e uma alteração da repartição modal a favor dos transportes públicos e da mobilidade sustentável”, irá ter uma maior área coberta pelo serviço, maior frequência de serviço e mais circulações noturnas.
De acordo com a AML a Carris Metropolitana irá entrar em funcionamento a partir de 1 de junho, nos municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal, e a partir de 1 de julho, nos restantes 12 municípios da área Metropolitana de Lisboa, entre eles Mafra.
O investimento atingiu cerca de 1,2 mil milhões de euros e permitirá “aumentar o serviço de transporte rodoviário em cerca de 35 %, que se traduzirá em mais carreiras, mais percursos e circulações, autocarros mais modernos, mais eficientes e ambientalmente mais sustentáveis, e mais qualidade no serviço prestado”.
A operação envolverá cerca de 12.000 paragens, 2.000 percursos, 820 linhas (160 novas e 330 com oferta reforçada), 17.000 circulações por dia, 300 painéis digitais de informação ao público, e mais de 1.500 autocarros, dos quais 1.400 serão novos e irá servir aproximadamente 2,8 milhões de potenciais utilizadores.
A AML refere ainda que “as melhorias a implementar terão ainda em consideração uma integração tecnológica e um planeamento e ajustamento do serviço às necessidades existentes, a promoção da pontualidade, regularidade, confiabilidade do sistema e uma maior simplificação das redes e serviços a prestar”.
A frota da Carris Metropolitana será renovada passando a da idade média dos autocarros de 15 anos para menos de um ano, a frota irá também contar com “uma cota de veículos não poluentes e energeticamente eficientes”.
A nova frota de autocarros amarelos terá maior conforto e segurança e vem equipada com Wifi e pontos de carregamento USB.
[Imagem: AML]