João Francisco António José Bento Bernardo de Bragança, nasceu em Lisboa a 22 de outubro de 1689.
Filho de D. Pedro II e de D. Maria Sofia de Neuburgo, foi jurado príncipe herdeiro no dia 1 de dezembro de 1697, após a morte do seu irmão, João de Bragança.
D. João V, subiu ao trono a 9 de dezembro de 1706, tendo recebido o cognome de “O Magnânimo” (ou “ O Rei-Sol Português” ) devido às grandiosas obras e à ostentação e luxo durante o seu reinado.
Entre as suas grandiosas obras esta o Real Edifício de Mafra erguido no cumprimento de uma promessa:
“Prometo, pela minha palavra real, que farei construir um convento de franciscanos na vila de Mafra se a rainha me der um filho no prazo de um ano a contar deste dia em que estamos…”.
In Memorial do convento
Casou, a 9 de julho de 1708 com Maria Ana da Áustria, mas a sua 1ª filha, a infanta D. Maria Bárbara, apenas nasceu em 1711. O casal acabou por ter 6 filhos: Maria Bárbara de Portugal, Pedro, Príncipe do Brasil, José I de Portugal, Carlos de Portugal, Pedro III de Portugal e Alexandre de Portugal.
D. João V também ficou conhecido como “O Mulherengo” ou “O Freirático”, tendo em conta a sua preferência pelas freiras do convento de Odivelas com as quais teve várias relações e vários filhos.
D. João V reinou entre 9 de dezembro de 1706 e 31 de julho de 1750.
Faleceu em Lisboa a 31 de Julho de 1750 e está sepultado no mosteiro de São Vicente de Fora.