Torres Vedras | Município aderiu ao certificado de Gestão Florestal Sustentável da Região do Oeste

[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Torres Vedras | Município aderiu ao certificado de Gestão Florestal Sustentável da Região do Oeste

 

O Município de Torres Vedras aderiu à Afloeste (Associação Interprofissional da Floresta do Oeste) em 2011, presidindo neste momento à mesa da assembleia geral da associação.

Em outubro, Torres Vedras aderiu, ao certificado do Sistema de Gestão Florestal Sustentável da Região do Oeste, implementado e gerido pela Afloeste, assegurando deste modo uma gestão sustentável dos espaços florestais que são propriedade do Município.

O Município refere que o “objetivo passa por promover o uso de boas práticas de gestão e exploração florestal, promover a sustentabilidade da floresta e incentivar e dinamizar a certificação florestal dos produtores florestais do Concelho, de forma a valorizar os seus produtos”.

Este certificado abrange “1449 hectares, que são geridos de forma sustentável por 122 aderentes na região”.

O Sistema de Gestão Florestal Sustentável da Região do Oeste foi concebido “de acordo com a Norma Portuguesa NP 4406 “Sistemas de gestão florestal sustentável – Aplicação dos critérios pan-europeus para a gestão florestal sustentável”, e estabelece os requisitos para os proprietários e gestores florestais que pretendem obter a certificação Programa para o Reconhecimento da Certificação Florestal (PEFC)”.

Sendo auditado anualmente por uma entidade certificadora independente, o sistema atribuí um certificado que “comprova o cumprimento de boas práticas da gestão florestal”.

 

Leia também