Portugal | Metade da população adulta com obesidade ou excesso de peso

obesidade

Portugal | Metade da população adulta com obesidade ou excesso de peso

 

O Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade celebra-se em Portugal no penúltimo sábado de maio, com o objetivo de sensibilizar a população para os riscos da obesidade e das doenças associadas.

A obesidade é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a “epidemia do século XXI”, sendo uma das principais causas de morte evitáveis.

A data procura promover a prática de exercício físico e incentivar hábitos alimentares saudáveis, especialmente entre crianças e jovens.

Em Portugal, mais de metade da população tem excesso de peso, 15,9% dos adultos sofrem de obesidade. Além disso, a obesidade está associada a diversas doenças, como diabetes tipo II, hipertensão arterial, problemas respiratórios e cardiovasculares.

Dados da Eurostat de novembro de 2024 colocam Portugal no 17.º lugar do ranking europeu. Este ranking é liderado por Malta com 26,1%, seguindo-se a Letônia com 23,3% e a Hungria com 22,1%.

Segundo dados do INE relativos a 2022, publicados em março deste ano, mais de metade da população residente em Portugal com 18 ou mais anos tinha excesso de peso (37,3%) ou obesidade (15,9%). O grupo etário com maior problema de obesidade é o dos 65-74 anos, sendo as mulheres as mais afetadas.

INE1

Índice de massa corporal

O índice de massa corporal (IMC), adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), corresponde ao quociente entre o peso de uma pessoa em quilogramas e o quadrado da sua altura em metros, permitindo a classificação seguinte: baixo peso (IMC < 18,5 kg/m²); peso normal (IMC ≥ 18,5 kg/m² e < 25 kg/m²); excesso de peso (IMC ≥ 25 kg/m² e < 30 kg/m²); e obesidade (IMC ≥ 30 kg/m²).

Partilhe o Artigo

Leia também

Comentário