Torres Vedras | Mais de 500 mil foliões terão participado no Carnaval de Torres Vedras 2023

Carnaval de Torres Vedras

 

Segundo a Câmara Municipal de Torres Vedras, a edição deste ano do Carnaval de Torres Vedras terá sido “o ano de maior afluência” tendo participado mais de 500 mil foliões. “A edição deste ano do Carnaval de Torres Vedras saldou-se por um balanço bastante positivo.”, refere a autarquia.

O orçamento da edição deste ano ascendeu a cerca de 930 mil euros.

Alguns números do Carnaval de Torres Vedras 2023, a edição do centenário:

  • Corso Escolar: cerca de 7.500 alunos (do ensino pré-escolar ao ensino secundário) de 76 estabelecimentos de ensino, que foram acompanhados por mais de mil professores e auxiliares de ação educativa
    ………………………….
  • Baile Tradição: cerca de 1000 foliões seniores de 23 entidades (maioritariamente do concelho de Torres Vedras, mas também dos concelhos da Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Mafra)
    ………………………….
  • Concurso de grupos de mascarados: 1.627 figurantes, pertencentes a 34 grupos (saber+)
    ………………………….
  • Concurso de matrafonas do Carnaval de Torres Vedras: 55 concorrentes (saber+)

Nas festividades carnavalescas torrienses de 2023 estiveram presentes nove veículos motorizados, um veículo elétrico e quatro veículos não motorizados, envolvendo, 381 elementos.

Estiveram envolvidos mais de 900 elementos das forças de segurança e socorro e segundo o balanço da autarquia, o evento ocorreu de “forma bastante ordeira” tendo-se registado “um número inferior de ocorrências relativamente à sua edição anterior, que acontecera em 2020”.

O evento dispôs este ano de um posto de socorros e de um posto médico avançado.

Como EcoEvento, desenvolveu-se a ação “Recycle Bingo” e realizou-se um intenso trabalho de recolha seletiva de resíduos. O valor monetário resultante desse trabalho irá reverter a favor da APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas).

A autarquia refere ainda que “o contributo das diversas associações carnavalescas torrienses” contribuíram  “para o sucesso da edição deste ano do Carnaval de Torres Vedras, mais concretamente o da Real Confraria do Carnaval de Torres, dos Ministros&Matrafonas, das Lúmbias, d’ As Marias Cachuchas, dos Fidalgos e das SacÁdegas”.

A edição de 2023 do Carnaval de Torres Vedras integrou-se nas comemorações do centenário do evento, as quais decorrerão até 14 de fevereiro do próximo ano.

 

Leia também