80% dos jovens portugueses tem carta de condução
Um estudo do Observatório ACP sobre “Carta e Ensino de Condução” revelou que a grande dos inquiridos (80%) tem carta de condução.
Dos inquiridos, a grande maioria considera que “a mobilidade individual nos dias de hoje tem muita importância e refere que o que mais influenciou ou pode influenciar na decisão de tirar a carta de condução é a necessidade de deslocação para locais que não tenham transportes públicos”.
O estudo envolveu uma amostra de 800 indivíduos entre os 20 e os 34 anos, dos quais:
- 80% tem carta de condução
- 13% não tem carta de condução
- 7% está a tirar a carta de condução
São sobretudo as mulheres (82%), entre os 30-34 anos (92%) e indivíduos com estudos superiores (88%) que tem carta de condução.
Dos inquiridos que tem carta de condução:
- 80% são do Norte
- 81% são do Centro
- 78% são de Lisboa
- 83% são do Sul
- 80% são das Ilhas
Se 80% dos que tem carta de condução vive em cidade, 88% vive numa zona de pouca oferta transportes.
Entre os motivos para ainda não ter carta de condução destaca-se o ser “muito cara“ (47%), o “não vai ter carro” (11%) e a “falta de tempo para assistir às aulas” (10%). Por outro lado, 1%, dos inquiridos prefere utilizar bicicleta, prefere utilizar autocarro, prefere utilizar barco ou prefere utilizar elétrico.
A Necessidades de deslocação foi o que mais influenciou/pode influenciar tirar a carta de condução (46%) sendo sobretudo os homens (50%) com idades entre os 20-24 anos (47%) a ter esta opinião.
[Imagem: ACP]