8 de junho é Dia Mundial dos Oceanos
O Dia Mundial dos Oceanos celebra-se todos os anos a 8 de junho, e visa lembrar a importância dos oceanos no nosso quotidiano, enquanto “pulmões do planeta”.
A origem desta data remonta a 1992, na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou no Rio de Janeiro, a Rio+20.
Esta celebração destina-se a sensibilizar o mundo para os benefícios dos oceanos para a humanidade e também para reforçar o dever individual e coletivo de utilizar os seus recursos de forma sustentável, já que as gerações futuras também vão depender deles.
Em 2024, o tema da comemoração passa por “Incentivar a ação para o nosso oceano e o clima e visa proporcionar a milhares de organizações e milhões de indivíduos oportunidades tangíveis para proteger e restaurar os nossos oceanos.
Os oceanos podem ser definidos como imensos corpos de água salgada que ocupam uma área de 331 milhões de km² da superfície terrestre. São cinco: Pacífico (o maior), Atlântico, Índico, Glacial Antártico e o Glacial Ártico, e juntos constituem mais de 97% de toda a água que existe na Terra.