8.ª Força Nacional Destacada para a República Centro Africana faz treino operacional em Mafra

A 8.ª Força Nacional Destacada (FND) para a República Centro Africana (RCA), que se encontra em aprontamento no Regimento de Comandos (Serra da Carregueira), irá executar treino operacional em Mafra, na tapada militar da Escola das Armas, durante a semana de 13 a 17 de Julho, com a finalidade de praticar:

  • Emprego dos meios aéreos não tripulados (UAV), pela Equipa MINI-UAV;
  • Sapadores, Tiro (dinâmico de espingarda e precisão de pistola) e Técnica de Combate, pelas Equipas de Comandos e Grupos de Combate, da Companhia de Comandos.

A 8.ª FND vai integrar a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), constituindo-se como a Força de Reação Rápida (QRF) do Comandante Militar da missão da Organização das Nações Unidas (ONU), em todo o território, ficando sediada na capital do país, em Bangui.

Esta Força tem um total de 180 militares, sendo constituída por militares Comandos, maioritariamente, e por outros militares do Exército e da Força Aérea. E está articulada da seguinte forma:

A Unidade Organizadora (UnOrg) do processo de aprontamento é a Brigada de Reação Rápida, que por sua vez, designou o RCmds como Unidade Mobilizadora para preparar e aprontar a respetiva Força, garantindo desta forma a rendição da 7.ª FND/MINUSCA que se encontra no Teatro de Operações, desde março de 2020, dando assim continuidade ao compromisso assumido por Portugal.

Neste momento, a 8.ª FND/MINUSCA encontra-se na 2.ª fase (de três) do Aprontamento, indo iniciar a 3ª fase, entre 31 de agosto a 04 de setembro de 2020, onde vai ser submetida a uma avaliação de prontidão operacional (Combat Readiness Evaluation – CREVAL), com a finalidade de obter a certificação nacional para o desempenho da missão na RCA, ao serviço das ONU.

Esta é a primeira FND a aprontar e executar a missão, na sua totalidade, com as novas viaturas ligeiras URO VAMTAC ST5 e o novo armamento ligeiro, composto pelas pistolas GLOCK 17 5 GEN, espingardas automáticas FN SCAR e metralhadores ligeiras FN MINIMI MK3.


O Jornal de Mafra e a DGS Aconselham


Mantenha-se protegido
Cuide de si, cuide de todos!


Partilhe o Artigo

Leia também