77% dos jovens portugueses tencionam votar nas eleições europeias
Este ano é ano de eleições europeias (9 de junho) e talvez por isso, a Comissão Europeia decidiu inquirir os jovens, através do inquérito sobre “Juventude e Democracia”. Este inquérito foi dirigido a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos, que residem na União europeia (UE), tendo sido realizadas 26 189 entrevistas, 1 023 das quais em Portugal.
38% dos jovens da UE inquiridos revelaram considerar que votar nas eleições locais, nacionais ou europeias é a ação mais eficaz para fazer com que a sua voz seja ouvida pelos decisores.
64% jovens cidadãos da UE manifestam a sua intenção de votar nas próximas eleições europeias, enquanto 13% indicam que não votarão.
Dos jovens inquiridos em 24 Estados-Membros, que manifestam a sua intenção de votar nas próximas eleições europeias, os valores mais elevados, 78% são da Roménia, seguidos os portugueses (77%).
Questionados sobre o que esperam da União Europeia para sua geração, os portugueses esperam:
- combater a pobreza e a economia e as desigualdades sociais: 40%
- preservar a paz, reforçar a segurança internacional e promover a cooperação internacional: 39%
- promover os direitos humanos, a democracia e os valores europeus comuns: 36%
34% dos jovens portugueses referem que a sua formação os dotou das competências digitais necessárias para identificar a desinformação.
Questionados se as ações tomadas pela UE têm impacto na sua vida quotidiana, 26% dos jovens portugueses dizem tem muita importância e 43% dizem que até certo ponto tem importância. 6% dizem que não tiveram qualquer importância.
O inquérito revelou que, no último ano, 47% dos jovens portugueses participou numa ação para mudar a sociedade (assinou uma petição, participou num comício ou enviou uma carta a um político). As 4 áreas em que os jovens mais se mobilizaram foram: direitos humanos, mudanças climáticas e proteção ambiental, direitos iguais, independentemente de género, raça ou sexualidade e saúde e bem-estar.
Na opinião dos jovens portugueses, as ações mais eficazes para fazer com que a sua voz seja ouvida pelos decisores são:
- 51%: Votar em eleições locais, nacionais ou europeias
- 35%: Participar em organizações estudantis ou juvenis
- 34%: Participar em movimentos políticos, partidos ou sindicatos
- 26%: Participar numa consulta pública sobre iniciativas políticas propostas (online ou offline), nomeadamente no âmbito do Diálogo da UE com a Juventude
- 18%: Envolver-me nas redes sociais expressando a sua opinião, usando hashtags ou alterando a foto de perfil, por exemplo
Questionados sobre se nos últimos 12 meses participaram um alguma atividade das seguintes organizações:
- Um clube desportivo: 29%
- Uma organização com atividades de voluntariado: 18%
- Um clube juvenil, clube de lazer ou qualquer tipo de organização juvenil: 16%
- Uma organização cultural: 14%
As eleições europeias realizam-se de cinco em cinco anos e os eleitores da União Europeia votam em deputados para as representarem no Parlamento Europeu.
Este ano as eleições realizam-se nos 27 países da UE, estando em Portugal, agendadas para dia 9 de junho de 2024.
Em 2024, vão ser eleitos 720 eurodeputados, sendo que os portugueses elegem 21.
Cada país da UE pode ter um mínimo de 6 deputados e um máximo de 96.