5 Dicas para aprovar o Crédito Habitação

Crédito Habitação

Artigo Promocional

A aprovação do Crédito Habitação é um passo fundamental para a compra da sua nova casa.

Está interessado em comprar uma casa e necessita de financiamento? Conheça cinco fatores essenciais, de acordo com a entidade especialista em crédito habitação, que o podem levar a estar mais perto da aprovação do seu empréstimo:

  1. Tenha uma situação profissional estável;
  2. Esteja envolvido na operação;
  3. Escolha o imóvel de acordo com a sua situação financeira;
  4. Qual é o seu projeto de compra de casa;
  5. Apresente garantias adicionais.

 

  1. Tenha uma situação profissional estável

Num processo de análise de risco do crédito habitação, ter uma boa estabilidade laboral é fundamental para que o empréstimo seja concedido.

Para avaliar a sua estabilidade profissional a instituição financeira tem em conta alguns aspetos importantes:

  • Duração do vínculo contratual;
  • Natureza do contrato de trabalho;
  • Dimensão da empresa;
  • Rendimento mensal.

Por isso, será solicitado para a análise do seu pedido de crédito, uma declaração que prove a data em que ingressou na empresa e o seu vínculo contratual.

 

  1. Esteja envolvido na operação

Atualmente ao recorrer ao crédito habitação, é necessário um valor de entrada mínimo de 10% do valor do imóvel, e os restantes 90% podem ser financiados pelo banco. Isto já implica algum envolvimento na compra dos clientes uma vez que a instituição de crédito não financia a totalidade do valor. Ainda assim, se tiver essa possibilidade, procure dar o maior valor de entrada possível. Com isto, não só estará a reduzir o risco da operação garantindo mais hipóteses de aprovação, como também poderá beneficiar de melhores condições.

  1. Escolha o imóvel de acordo com a sua capacidade financeira

No empréstimo habitação existem dois fatores que podem determinar ou não a viabilidade do financiamento. O primeiro é a percentagem do rendimento total que é destinado aos encargos com créditos, o segundo é o montante disponível após cumprir com as obrigações do empréstimo.

Estes dois fatores estão espelhados num dos indicadores mais importantes do crédito habitação: a taxa de esforço. Quanto mais baixa melhor, sendo que o ideal é que não ultrapasse os 40%.

Procure escolher uma casa em que, caso recorra a financiamento, o valor da prestação mensal seja confortável e permita até alguma folga. Tenha em conta que os imprevistos acontecem, que a sua situação atual pode mudar, ou pode querer fazer algum outro investimento no futuro.

 

  1. Qual é o seu projeto de compra de casa

Artigo patrocinado

Por que está a comprar casa? Qual é o seu projeto? Que imóvel pretende financiar? São questões que por vezes esquecemos, mas que são importantes para a instituição de crédito que vai analisar o financiamento e correr o risco ao emprestar o dinheiro.

Antes de aprovar o crédito habitação, a entidade financeira vai querer confirmar algumas questões que são importantes, tais como:

  • O propósito da compra da casa;
  • A localização da casa;
  • O valor do imóvel
  • A situação atual de habitação;
  • O agregado familiar;
  • O estado civil dos proponentes;

Acima de tudo é importante que a instituição de crédito conheça bem o seu projeto, afinal de contas esta é uma das decisões financeiras mais importantes que vai tomar na vida. Só assim se poderão antecipar eventuais problemas e só assim estará mais perto de ver o seu crédito habitação aprovado.

 

  1. Apresente garantias adicionais

Não é necessário na maioria dos casos, mas uma forma de reduzir o risco para o banco e aprovar o crédito habitação, é apresentando garantias adicionais, como: fiadores ou um imóvel adicional sobre o qual não esteja constituída uma hipoteca.

Estas ou outras garantias adicionais em determinadas situações podem revelar-se importantes para conseguir a aprovação do crédito habitação. No entanto, acima de tudo, o mais importante é manter uma atitude responsável na procura de financiamento e no montante financiado. Este nunca deverá estar acima da sua capacidade financeira.

 

Dica extra: Escolha um especialista

Com estas 5 dicas em mente, seguramente agora já poderá avançar para a aprovação do seu crédito habitação com mais segurança. Mas não é tudo! Se vai avançar com o seu pedido de crédito habitação, uma dica importante tem a ver com a escolha da instituição de crédito que o vai acompanhar neste importante passo. Perca tempo nesta fase e tente conhecer bem as instituições de crédito, quais são as suas vantagens e como elas se podem adequar às suas necessidades. E, sempre que possível, escolha um especialista em crédito habitação.

Partilhe o Artigo

Leia também

Deixe um Comentário