5 de março é Dia Mundial da Eficiência Energética
Assinala-se a 5 de março o Dia Mundial da Eficiência Energética. A data foi criada durante a I Conferência Internacional do setor, em 1998, na Áustria.
O objetivo do dia é consciencializar a população sobre a necessidade de adotar o uso racional de eletricidade, evitando desperdícios e reduzindo o consumo energético mediante uma utilização pensada e sustentável da energia.
“Em fevereiro, as energias renováveis abasteceram 88% do consumo de eletricidade, as não renováveis 10% e o saldo importador 2%. Segundo a REN, a produção renovável teve a seguinte repartição: hídrica 40,8%, eólica 35,2%, solar fotovoltaico 6,1% e a biomassa 5,6%.”, refere a Agência para a Energia (adene).
A eficiência energética refere-se à utilização e gestão consciente e responsável dos recursos energéticos, assegurando o maior aproveitamento possível da energia, ou seja, obter o máximo de resultados com o menor consumo de energia possível.
É possível fazer pequenos gestos para economizar energia, nas nossas casas – usar lâmpadas LED de baixo consumo, tomadas inteligentes e as opções de climatização – que beneficiam o meio ambiente e também o valor da fatura ao final do mês.
Em portugal onde a maioria das casas são pobres energeticamente, ainda muito tem que ser feito.
Não basta apelar à economia do consumo dos recursos energéticos.