5 de maio é Dia Mundial da Língua Portuguesa
“A minha pátria é a língua portuguesa”
Fernando Pessoa
Assinala-se a 5 de maio o Dia Mundial da Língua Portuguesa.
A data de 5 de maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica – para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas.
A língua portuguesa é falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes. É a 4.ª língua mais falada mundialmente, a 3.ª língua europeia mais falada, sendo a língua mais falada no hemisfério sul e a 5.ª língua com maior número de utilizadores na internet.
O português é a língua oficial dos nove países membros da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau.
É ainda o idioma oficial ou de trabalho em 32 organizações internacionais como a União Europeia, União Africana e o Mercosul (Mercado Comum do Sul).
O português está, ainda, na base de cerca de vinte línguas crioulas e afirma-se como importante idioma minoritário em países como Andorra, Luxemburgo, Namíbia, Suíça e África do Sul, por obra das numerosas comunidades portuguesas ali radicadas.
As Nações Unidas estimam que o português, em menos de 30 anos, possa alcançar cerca de 400 milhões de falantes.
O português terá tido origem no que é hoje a Galiza e o norte de Portugal, derivada do latim vulgar introduzido no oeste da Península Ibérica há cerca de dois mil anos.
Segundo a Universidade do Porto, o documento mais antigo escrito em português data de 1175 – início do século XII, quando era ainda o rei D. Afonso Henriques, Rei de Portugal. Este documento designa-se “Notícia de Fiadores” e faz parte do espólio do Mosteiro de São Cristóvão de Rio Tinto.