3 de maio – Dia Internacional da Liberdade de Imprensa
O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa celebra-se anualmente a 3 de maio, tendo sido instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1993.
A data destaca a importância da liberdade de expressão e do acesso à informação, fundamentais para a democracia e os direitos humanos.
O dia também remete para a Declaração de Windhoek, assinada em 1991 por jornalistas africanos, que reafirma os princípios de uma imprensa livre, independente e pluralista.
Infelizmente, em muitos países, os jornalistas ainda sofrem atos de censura, perseguição e violência. Há relatórios mostrando que a liberdade de imprensa tem recuado em diversas regiões, com governos restringindo o trabalho dos meios de comunicação social e dificultando o acesso à informação.
A data serve ainda para recordar a necessidade de proteger os profissionais da comunicação e garantir que a verdade possa ser divulgada sem medo.
Em 2025 o tema escolhido para assinalar o dia é: “A liberdade de expressão face à revolução da Inteligência Artificial (IA)”. As Nações Unidas pretende destacar como a IA “afeta a liberdade de imprensa, o livre fluxo de informação, a independência dos meios de comunicação social e o objetivo global de garantir o acesso à informação e proteger as liberdades fundamentais”.
A UNESCO promove anualmente o Prémio Guillermo Cano, homenageando jornalistas que enfrentam riscos para defender a liberdade de imprensa.