29 de agosto é Dia Internacional contra Testes Nucleares
O Dia Internacional contra Testes Nucleares é celebrado anualmente em 29 de agosto.
A data foi estabelecida pela ONU em 2009, para aumentar a conscientização sobre os impactos devastadores dos testes nucleares e promover o desarmamento nuclear.
A escolha do dia 29 de agosto remonta ao fecho do maior campo de testes nucleares da antiga União Soviética, localizado em Semipalatinsk, no Cazaquistão, em 1991. Durante décadas, mais de 450 testes foram realizados nesse local, causando danos ambientais, económicos e à saúde das comunidades locais.
O objetivo principal desta data é lembrar as vítimas destes testes e destacar a necessidade urgente de uma proibição completa e juridicamente vinculativa de todos os testes. O Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBT) é um pilar central desses esforços, mas ainda não entrou em vigor, apesar de ter sido adotado em 1996 e amplamente apoiado por muitos países.
A celebração deste dia serve ainda como um alerta global para os riscos contínuos associados aos testes nucleares e a importância de um compromisso internacional para um mundo livre de armas nucleares.