28 de junho é Dia Internacional do Piercing Corporal
O Dia Internacional do Piercing Corporal é comemorado anualmente a 28 de junho.
Esta data foi escolhida por ser o aniversário de James Mark Ward (Jim Ward), o norte-americano que em 1978 abriu na Califórnia, o primeiro estúdio profissional de piercing, chamado Gauntlet.
A celebração visa promover padrões de segurança na indústria e homenagear todos os profissionais envolvidos na arte da perfuração corporal. Além disso, é um dia para reconhecer todas as pessoas com piercings espalhadas pelo mundo.
Um piercing é um ornamento, geralmente feito de metal, que é colocado em diferentes áreas do corpo mediante perfuração. Esses adornos podem ter tamanhos e formatos variados, mas são sempre leves e pequenos.
A tradição de usar piercings remonta a milhares de anos, com civilizações antigas, sendo usada tanto por homens quanto por mulheres, para diversos fins, para marcar posições hierárquicas, rituais religiosos, ornamentação corporal e rituais de passagem. Por exemplo:
- Os esquimós e os povos das Ilhas Aleutas usavam piercings para representar eventos importantes na vida, como a puberdade ou o casamento.
- No antigo Egito, faraós usavam piercings no umbigo para simbolizar sua realeza.
- Os astecas e maias usavam piercings na língua e nos lábios com objetivos religiosos.
- Elizabeth II popularizou os brincos ao exibi-los na sua coroação.
- Nos anos 1990, jovens usavam piercings como símbolo de liberdade e rebeldia. Artistas, cantores e bandas famosos também contribuíram para disseminar esse adorno, influenciando muitos jovens. Hoje, os piercings continuam a ser uma forma de expressão pessoal e estilo.