25 de maio é Dia Nacional dos Jardins
Assinala-se este ano, pela segunda vez, o Dia Nacional dos Jardins.
Por definição, um jardim é um terreno onde se cultivam flores e plantas de adorno, localizado em espaço público ou privado (podendo, ou não, estar na dependência de um edifício), geralmente cercado por muro, grade ou vedação, que serve de lugar de recreação e passeio.
A data foi aprovada, por unanimidade, pela Assembleia da República a 16 de setembro de 2022, em memória do arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles (figura pioneira na arquitetura paisagista em Portugal), no ano em que assinalava o centenário do seu nascimento.
“(…) a importância e a vivência destes espaços, bem como o legado de Gonçalo Ribeiro Telles na proteção do ambiente, na defesa da paisagem e na promoção da qualidade de vida dos cidadãos, através de ações tendentes a fomentar o conhecimento e a proteção da biodiversidade, a sensibilizar sobre a necessidade de preservação dos espaços verdes, a assegurar a arborização e renaturalização e a realização de cadastros verdes nas escolas.”, pode ler-se no texto final do diploma.
A data, 25 de maio, deve-se ao facto de ser o dia em que nasceu Gonçalo Ribeiro Telles (25 de maio de 1922).
Pela Europa existem vários jardins famosos, tais como os Jardins de Versailles, em França, o Jardim Keukenhof, em Amsterdão (Holanda), o El Retiro, em Madrid (Espanha), o Jardim de Serralves, no Porto e aqui em Mafra temos o Jardim do Cerco.
O Jardim do Cerco foi criado por D. João V em 1718 e ao que parece, inspirado em Versalhes. De notar a geometria da disposição das ruas da zona do bosque, ruas que estão em simetria com o edifício do Palácio. Numa primeira fase foi criada a zona da mata, a nora, o poço, o tanque e o recinto do jogo da bola, os jardins foram criados numa 2.ª fase.
O Jardim começou por ser a cerca conventual, estando à disposição dos frades, que residiam no convento de Mafra, aí se criando coelhos em abundância, por volta de 1730.
Aqui ficam algumas imagens do Jardim do Cerco.
[Imagens do arquivo do Jornal de Mafra]