25 de maio – Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

Crianças Desaparecidas

25 de maio – Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

 

O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas celebra-se anualmente a 25 de maio e tem como objetivo consciencializar a sociedade sobre o desaparecimento de crianças e a importância da prevenção.

A data foi instituída após o desaparecimento de Ethan Patz, um menino de seis anos de Nova Iorque, em 1979 (desapareceu e nunca mais foi encontrado).

Em 1983, o então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, dedicou o dia a todas as crianças desaparecidas e em 1986, o dia 25 de maio adquire uma dimensão internacional.

Em Portugal, a data começou a ser assinalada em 2004, por iniciativa do Instituto de Apoio à Criança (IAC).

Segundo os números da “Missing Children Europe”, cerca de 250.000 crianças são dadas como desaparecidas todos os anos na Europa (o que representa uma criança desaparecida a cada dois minutos).

A União Europeia criou um número único para as crianças desaparecidas – 116000. Este número europeu, anónimo e confidencial, assegura que em qualquer país da União Europeia, seja possível aceder à linha da Criança Desaparecida. Esta linha recebe apelos, via telefone, email, chat e WhatsApp de quem quiser comunicar desaparecimentos e/ou situações de abuso/exploração sexual, oferecendo aos apelantes orientação e apoio, a nível psicológico, jurídico e social.

Este número é gratuito e funciona 24 horas por dia. Em Portugal, a organização responsável por esta linha é o IAC.

O símbolo adotado para representar essa causa é a flor de miosótis, conhecida em inglês como forget me not.

A cada ano, diversas campanhas de consciencialização são realizadas para alertar sobre os riscos e reforçar a importância da segurança infantil. A prevenção é essencial, e medidas como ensinar as crianças a não conversar com estranhos e manter a documentação atualizada podem ajudar a evitar desaparecimentos. Além disso, autoridades e organizações trabalham para garantir respostas rápidas e eficazes em casos de desaparecimento.

Partilhe o Artigo

Leia também

Comentário