25 de julho é Dia Mundial da Prevenção do Afogamento
O Dia Mundial da Prevenção do Afogamento é celebrado anualmente a 25 de julho.
Proclamado pela Assembleia Geral da ONU em abril de 2021, o dia destaca o impacto profundo do afogamento nas famílias e comunidades, incentivando a implementação de medidas que salvem vidas e previnam acidentes desse tipo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, quase 250 mil pessoas perdem a vida por afogamento, sendo quase 82 mil delas crianças de 1 a 14 anos, as crianças menores de quatro anos são as que correm maior risco.
Sendo uma das 10 principais causas de morte em crianças e jovens entre 1 e 24 anos em todo o mundo, em Portugal, os afogamentos, são a 2.ª causa de morte acidental de crianças e jovens.
A grande maioria destes acidentes têm lugar em locais não vigiados, como rios, lagos, poços, piscinas e reservatórios para armazenamento de água.
De acordo com a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), o número mortes de crianças neste tipo de acidentes aumentou em 2022, tendo sido registadas nesse ano 19 mortes.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define afogamento como a aspiração (entrada de líquido nas vias aéreas (traqueia, brônquios ou pulmões)) de líquido não corporal causada por submersão (quando todo o corpo se encontra abaixo da superfície do líquido) ou imersão (quando parte do corpo está dentro da água e existe água em contato com as vias aéreas).