Entre 28 de setembro a 1 de outubro realiza-se no Palácio Nacional de Mafra, a 12.ª edição do Encontro de Investigação em Música, uma organização do Museu Nacional da Música e a Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM).
Pelo Torreão Sul do Palácio Nacional de Mafra passarão cerca de uma centena de investigadores e serão apresentados os resultados de inúmeros projetos em curso em várias universidades e centros de investigação do país.
O encontro contará com várias apresentações a decorrer simultaneamente em três espaços, como mesas redondas, uma sessão de apresentação do projeto de instalação do Museu Nacional da Música em Mafra, atribuição do Prémio Joaquim de Vasconcelos (Melhor Comunicação de Jovem Musicólogo do ano anterior) e concertos.
Os destaques vão para:
- Palestras das duas oradoras principais (convidadas):
– dia 29, às 16h10 – Judith Dehail
– dia 30, às 16h10 -Rosário Pestana
……………………. - Concertos:
– dia 28, às 18h00 – recital do pianista guatemalteco Roberto Chamalé
– dia 30, às 18h00 – concerto do Coro de Câmara de Lisboa, sob o tema “A Música Coral e a Natureza”, sob a direção de Teresita Gutierrez Marques.
Em destaque também, a apresentação pública do projeto do novo Museu Nacional da Música, apresentação na qual a SPMI “incidirá com maior detalhe sobre a museografia agora em preparação”. Esta apresentação, estará a cargo do Diretor do Museu, o musicólogo Edward Ayres de Abreu, estando agendada para dia 29, às 18h00.
O evento é de entrada livre.
Consulte, aqui, o programa completo do XII Encontro de Investigação em Música.