Finalizando a digressão em Berlim, após ter passado, entre outras cidades, por Lisboa, Porto, Santa Maria da Feira, Guarda e Faro, “Europa – Metamorfoses de Amor” é uma composição da portuguesa Sara Ross, com libreto (texto) de Alexandre Honrado, professor universitário, escritor e dramaturgo português, desde a primeira hora, cronista no Jornal de Mafra.
O libreto gira em torno de um tema da mitologia grega. Europa, filha do rei da Fenícia, Agenor é raptada por Zeus, o pai dos deuses. Disfarçado de touro para que Hera, a sua ciumenta mulher, não se apercebesse do seu amor por Europa, Zeus levou Europa para a ilha Creta, estando na origem da cidade de Tebas.
A crítica ao espetáculo – que contou com os solos de Ana Maria Pinto (soprano) e de Miguel Maduro Dias (barítono), talentosos cantores líricos portugueses – publicada no jornal “Público” refere que “Mito clássico e contemporaneidade misturam-se no libreto escrito por Alexandre Honrado, e dito/cantado exemplarmente pela soprano Ana Maria Pinto (Europa) e pelo baixo-barítono Miguel Maduro-Dias (Zeus), que discutem o tempo todo, entre um rol de queixas e a incompreensão do poder. A prestação destes solistas, parcialmente traída pelos microfones (som ainda a necessitar de ajuste) foi de tal forma intensa e envolvente, com linhas vocais que parecem brotar da palavra, que mal sobrou atenção para o seu enquadramento orquestral, de uma escrita concisa, de coloridos improváveis, paulatinamente metamorfoseados. Com a contribuição de intérpretes coesos, dirigidos com total precisão rítmica, fiquei agarrado do princípio ao fim, com pena de não poder desdobrar a atenção em multipistas, através de dez ouvidos, para fazer jus a uma obra que adivinho tão perfeita quanto foi impactante, suscitando enorme e merecidíssimo aplauso“.
O concerto, um espetáculo emocionante que celebra a cultura europeia e o tanto que nos une, foi muito bem recebido pelo público e pela crítica.
[imagens: © Alexandre Honrado]