Celebra-se hoje o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas.
A data pretende prestar homenagem a Portugal, aos portugueses, à cultura lusófona e à presença portuguesa por todo o mundo.
Durante o regime ditatorial do Estado Novo, entre 1933 e a Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, o dia 10 de junho era celebrado como o “Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses”. Após a revolução do 25 de abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às Comunidades portuguesas. Portugal é um dos países mais antigos do mundo. Em 1139 tornou-se independente, encontrando-se entre os primeiros 10 países a conquistar a independência.
Portugal é um dos países mais antigos do mundo. Em 1139 tornou-se independente, encontra-se entre os primeiros 10 países a conquistar a independência.
Marcelo Rebelo de Sousa escolheu este ano Peso da Régua e a África do Sul para a realização das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Assinala-se hoje também o dia em que no ano de 1580 morreu o poeta Luís Vaz de Camões, autor d’Os Lusíadas, a maior obra épica da literatura portuguesa.