Hoje é Dia Mundial do Ambiente

Dia ambiente

 

O Dia Mundial do Ambiente foi criado pela ONU e é comemorado desde 1974.

O objetivo deste dia passa por sensibilizar e consciencializar a população mundial para a importância e preservação do meio ambiente. Celebra-se a 5 de junho, visto que é a data em que se realizou a 1.ª Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente, em 1972, em Estocolmo.

Este ano, as comemorações internacionais decorrem na Suécia.

O tema escolhido para 2022 foi “Uma Só Terra”, o mesmo que foi lema da Conferência de Estocolmo de 1972 e 50 anos depois se mantém verdadeiro.

O tema pretende destacar a necessidade de se viver de forma sustentável em harmonia com a natureza, promovendo transformações, a partir de políticas públicas e das nossas escolhas, rumo a estilos de vida menos poluentes e mais verdes. Lembrando também que este planeta é nossa única casa e que os seus recursos são finitos devendo por isso ser preservados pela humanidade.

Neste dia, pretende-se consciencializar para a importância da aproximação do ser humano ao meio ambiente, bem como recuperar e atualizar a «Década para a Restauração dos Ecossistemas, 2021 – 2030», outra iniciativa da ONU.

Leia também