No dia 10 de dezembro, no âmbito da programação da Rota Memorial do Convento, Mafra acolhe uma atividade relacionada com o romance de José Saramago. A ÉTER – Produção Cultural volta a cena com o “Memorial do Convento” no Palácio Nacional de Mafra.
Sinopse:
Unidos por um amor maravilhoso, Blimunda e Baltasar reúnem-se a Padre Bartolomeu de Gusmão e ao seu sonho de voar. A Passarola, máquina voadora, misto de barco e de pássaro, nasce do saber científico de Padre Bartolomeu, da força de trabalho de Baltasar e dos poderes de Blimunda recolhendo as vontades humanas (“as nuvens fechadas”) que alimentarão a máquina e a farão voar. A história encantada que revolucionou a literatura portuguesa do nascimento de um convento no século XVIII.
Nesta adaptação dramatúrgica, a relação dinâmica entre os cinco atores, a música original, a luz e os espaços cénicos dão vida a dezassete personagens e a momentos essenciais do Memorial do Convento.
Data: 10 de dezembro
Hora: 21h00
Local: Palácio Nacional de Mafra
A Entrada livre, mas requer inscrição prévia e está sujeita à lotação.
A inscrição deverá ser efetuada através do email: secretaria@josesaramago.org
O acesso ao espetáculo depende da apresentação, por parte do público, de certificado de vacinação contra a COVID-19 ou comprovativo de realização laboratorial de teste com resultado negativo. Uso obrigatório de máscara.
[Imagem: rota memorial do convento]