Torres Vedras é o 2.º concelho mais sustentáveis do país

 

Realizou-se na tarde de ontem, em Santo Tirso, a cerimónia de entrega do Galardão ECOXXI 2021, cerimónia na qual foram dados a conhecer os resultados das candidaturas dos 58 municípios que participaram (uma das maiores participações de sempre) este ano.

Foram atribuídas 54 Bandeiras Verdes ECOXXI aos municípios que se atingiram com os melhores índices ECOXXI de sustentabilidade municipal, tendo sido atribuída a Bandeira Verde a todos os municípios cujo índice global é igual ou superior a 50%.

Torres Vedras foi o segundo município com um índice ECOXXI superior a 80%, sendo apenas “ultrapassado neste índice pelo município do Pombal.
Mafra ficou no 2.º escalão tendo alcançado um índice superior a 70%.

A atribuição da bandeira verde de acordo com a percentagem do índice ECOXXI foi a seguinte:

  • Com índice ECOXXI superior a 80%
    Pombal, Torres Vedras, Braga, Águeda, Sintra, Lousã, Oeiras, Leiria, Santo Tirso e Maia.
    ………………..
  • Com índice ECOXXI superior a 70%
    Lourinhã, Avis, Albufeira, Nazaré, Mafra, Alfândega da Fé, Vila Nova de Famalicão, Tavira, Funchal, Mira, Vila Franca de Xira, Oliveira do Hospital, Estarreja, Valongo e Lagos.
    ———————–
  • Com índice ECOXXI superior a 60%
    Góis, Tarouca, Viseu, Arganil, Amadora, Mealhada, Póvoa de Varzim, Trofa, Macedo de Cavaleiros, Setúbal, Cascais, Manteigas, Cantanhede, Anadia e Vila Nova de Poiares.
    ……………………
  • Com índice ECOXXI superior a 50%
    Vila do Bispo, Beja, Sesimbra, Vila de Rei, Amarante, Vila do Porto, Caminha, Soure, Fundão, Ourém, Lajes do Pico, Torres Noves, Horta e Tábua.

 

De acordo com a organização, os indicadores de referência para aferição das práticas/políticas de sustentabilidade foram, nesta edição, os seguinte 22: Promoção da Educação Ambiental /EDS por iniciativa do município; Educação Ambiental – Programas FEE; Implementação do Programa Bandeira Azul; Participação, Cidadania e Governança; Informação disponível aos munícipes; Emprego; Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento Sustentável; Certificação em Sistemas de Gestão de Qualidade; Áreas Classificadas (âmbito Conservação da Natureza); Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade); Gestão e Conservação da Floresta; Ordenamento do Território e Ambiente Urbano; Qualidade do Ar e Informação ao Público; Qualidade da Água para Consumo Humano; Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores; Produção e Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos; Valorização do Papel da Eficiência Energética na Gestão Municipal; Mobilidade Sustentável; Qualidade do Ambiente Sonoro; Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável; Turismo Sustentável; Medidas de Sustentabilidade em Contexto de Pandemia.

Partilhe o Artigo

Leia também