Desde meados da semana passada, que é mais simples renovar o seu Cartão de Cidadão (CC).
Os cidadãos com 25 ou mais anos, que não precisarem de alterar o nome, assinatura, fotografia, morada ou contactos, passam a receber em casa a carta PIN com os códigos do seu novo cartão e uma referência multibanco para pagamento da renovação.
Depois, basta efetuar o pagamento utilizando a referência multibanco enviada, no prazo indicado e o novo cartão será enviado por correio para a morada do seu titular.
O CC será entregue exclusivamente ao próprio titular, pelo que terá de apresentar um documento oficial com fotografia (o cartão de cidadão caducado, o passaporte ou a carta de condução). Se o cidadão não se encontrar em casa no momento da entrega, o CC deverá ser levantado na Loja CTT, indicado no aviso deixado na caixa de correio. Caso o cidadão não levante o seu CC na loja CTT no prazo indicado, este irá ser enviado para o balcão do IRN indicado na carta PIN, onde poderá levantá-lo após agendamento prévio.
O Cartão de Cidadão entregue é válido para todos os efeitos. Apenas os cidadãos que necessitem de ativar os serviços de assinatura digital através de leitor físico será necessário proceder ao agendamento para ativação desta funcionalidade num balcão do IRN.
A carta PIN será enviada 60 dias antes do fim da validade do Cartão de Cidadão.
Os cidadãos menores de 25 anos ou aqueles sujeitos ao regime do maior acompanhado, continua a ter de utilizar o atendimento presencial para renovar o seu cartão.
Desde 25 de setembro de 2020 foram entregues por correio, ao domicílio, e em segurança, mais de 350 mil Cartões de Cidadão. A taxa de sucesso da entrega postal é superior a 94%, com apenas 6% dos cartões enviados a serem devolvidos às conservatórias.