Época Balnear arrancou hoje nas praias do concelho de Torres Vedras

np

A época balnear abriu esta manhã nas praias do concelho de Torres Vedras e irá prolongar-se até dia 13 de setembro.

Este ano será uma época balnear diferente, na qual a saúde, a segurança e a sustentabilidade estão na primeira linha das preocupações da autarquia de Torres Vedras.

Esta manhã, na Praia Azul, para assinalar a abertura da época balnear estiveram o presidente da Câmara de Torres Vedras, o capitão do Porto de Peniche, o comandante dos Bombeiros de Torres Vedras e os presidentes das juntas de freguesia de São Pedro da cadeira, da Silveira e da UF de A-dos-Cunhados e Maceira.

A Segurança da época balnear 2020 conta mais uma vez com o projeto praia segura (que opera há mais de uma década), com a vigilância através de parapente (que se iniciou na época balnear passada) e este ano contará ainda com o reforço de uma moto 4 que percorrerá as zonas concessionadas e não concessionadas.

PbEsta será uma época balnear diferente, na qual existe um conjunto de regras que têm de ser cumpridas, regras que se encontram afixadas em painéis colocados à entrada de cada uma das praias. A capacidade de cada praia vai estar assinalada através de bandeiras triangulares, indicando o nível de ocupação:

Bandeira verde: ocupação baixa (utilização até um terço)
Bandeira amarela: ocupação elevada (utilização entre um terço a dois terços)
Bandeira vermelha: ocupação plena

De modo a que os nadadores salvadores possam estar focados na tarefa de salvar vidas, o dispositivo do Porto de Peniche foi reforçado com a contribuição da marinha, sobretudo na vigilância apeada, que irá desenvolver ações de sensibilização junto da população.

O Concelho de Torres Vedras conta com 20 km de costa, entre o Porto Novo e a Assenta, e com 22 praias das quais:

  • 12 praias com “Qualidade de Ouro”
  • 12 praias com Bandeira Azul
  • 10 praias com “Zero Poluição”

As praias Formosa, do Guincho e Santa Helena devido à sua capacidade mais limitada vão contar com a presença de assistentes/rececionistas de praia para receber os banhistas e gerir a capacidade das praias, de modo a garantir que as distâncias de segurança sejam cumpridas com conforto e facilidade.

A Praia de Santa Rita Norte irá disponibilizar uma cadeira anfíbia e a Praia do Pisão irá ter um sistema de comunicações, fruto do programa “Praia Saudável”.

Este ano, a novidade é que já pode levar o seu amigo de 4 patas consigo à praia, uma vez que a Praia das Amoeiras foi equipada com abrigos para animais, bebedouros e dispensadores de sacos, para acolher os banhistas que queiram levar os seus cães.

ptv

Nesta época balnear seja um agente de saúde pública

A APA relembra os utentes destes espaços que “é importante que sejam utilizadas as seguintes boas práticas para uma ida à praia em segurança:

1

· Antes da praia: verificar a afluência às praias próximas, consultando a app InfoPraia, preferindo as que estão com um nível de ocupação mais baixo, assinaladas a verde, bem como praias vigiadas e com controlo da qualidade;

· Quando se verificar um nível elevado de ocupação não arriscar deslocação, pois pode ser difícil manter a distância de segurança;

2

· Nos acessos à praia: usar calçado, circular sempre pela direita e seguindo as indicações que possam existir no chão e mantendo a distância de 1,5 metros dos outros utentes que não pertençam ao mesmo grupo;

 

· Na praia: preservar a distância de segurança de 1,5 metros aos outros utentes, na praia, à beira-mar e no banho;

3

 

4

· Na praia: é proibida a prática de desportos de grupo (jogar à bola, raquetes, vólei, …).

 

5

· No bar da praia, instalações sanitárias: usar calçado, desinfetar as mãos e manter a distância de segurança;

6· Na saída da praia: não deixar resíduos nem beatas na praia devendo ser acondicionados e colocados nos contentores respetivos (máscaras e luvas são sempre depositados nos contentores de lixos indiferenciados).

 

 

 

Leia também