Apesar de não existir – até então – nenhum caso confirmado de Covid-19 no concelho, ontem às 17h00, a Comissão Municipal de Proteção Civil decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência, .
Hoje, ao início da manhã, em conferência de imprensa, foram apresentadas as medidas de contenção sobre o Covid-19.
Carlos Bernardes, Presidente da Câmara de Torres Vedras, referiu, ser necessário “introduzir a informação necessária, a tranquilidade necessária” junto das comunidades de modo a que “todos nos possamos estar preparados com medidas preventivas no sentido a que Torres Vedras dê o seu contributo na segurança dos nossos cidadãos”.
As novas medidas de prevenção implementadas no concelho de Torres Vedras, no âmbito da pandemia COVID-19, pretendem “salvaguardar todos os torrienses e aqueles que transitam pelo nosso território” e são as seguintes:
- Suspensão do sistema de bicicletas públicas “Agostinhas” a partir de 13 de março.
- Determinação do encerramento, a partir das 21h00 de 13 de março, dos seguintes estabelecimentos:
- Salas de cinema
- Ginásios
- Piscinas
- Estabelecimentos de restauração e bebida com espaço de dança [Grupo 3 do Regulamento de Horários de Estabelecimentos Comerciais e de Serviços]
- Determinação da suspensão de todas as missas e outras atividades de culto e restrição da permanência de um máximo de 10 pessoas em velórios e funerais.
- Determinação da redução, a partir das 21h00 de 13 de março, a um terço da lotação dos seguintes estabelecimentos de restauração e bebidas [Grupo 2 do Regulamento de Horários de Estabelecimentos Comerciais e de Serviços]:
- Cafés
- Cafetarias
- Cervejarias
- Casas de chá
- Restaurantes
- Snack-bares
- Bares
- Geladarias
- Pastelarias
- Confeitarias
- Determinação do encerramento de todos os parques infantis, a partir das 21h00 de 13 de março.
- Recomendação da redução da lotação em cada veículo de transporte coletivo de passageiros em 50%.
- Recomendação de utilização de transporte individual, privilegiando uma distância de segurança entre os passageiros.
- Recomendação da não frequência de praias para fins de lazer, recreio ou prática desportiva.
- Determinação do alargamento do horário do Mercado Municipal de Torres Vedras até às 19h00 todos os dias e da sua abertura à segunda-feira.
- Constituição de uma linha telefónica de apoio social, a partir da próxima segunda-feira, para cidadãos especialmente vulneráveis (situações de isolamento, doença mental, carência).
Nuno Rodrigues, Delegado de Saúde do ACES Oeste Sul referiu que “as próximas 3 a 4 semanas serão absolutamente críticas para nós, em território nacional e em cada território local conseguirmos para esta epidemia e, portanto, todos nós devemos perceber que estas medidas não são tomadas de forma leve, são tomas apenas porque são absolutamente necessárias para o controlo da epidemia”.
A conferência contou com a presença de Carlos Bernardes, Nuno Rodrigues, Delegado de Saúde do ACES Oeste Sul e do comandante dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Fernando Barão.