Surf | Liga MEO -que passa pela Ericeira – foi eleita a melhor competição nacional na Europa

Foi hoje divulgado um estudo que revela que “a Liga MEO Surf, principal prova de surf em Portugal e aquela que define os títulos de campeões nacionais, como a melhor competição nacional de surf da Europa”.

O estudo comparou os países europeus relevantes no panorama do surf mundial (Portugal, Espanha, França e Reino Unido) e baseou-se em fatores, como o número de etapas, a participação, a calendarização, a premiação, a estrutura, o profissionalismo e a divulgação.

Em Portugal, a competição que define os títulos de campeões nacionais é composta por um maior número de etapas, cinco, uma delas realizada na Ericeira – e é disputada ao longo de 15 dias (5 etapas de 3 dias). Nos outros países em estudo, a prova realiza-se em 3 (Reino Unido) ou 4 (Espanha) etapas e em termos de tempo efetivo apenas se compara com Espanha, onde a prova se realiza em 10 dias.

A nível de participantes, a Liga MEO Surf funciona de forma autónoma dos escalões de formação e conta com 162 participantes (56 e 53 em Espanha e no Reino Unido, respetivamente, enquanto em França participam 1419 surfistas, mas isto deve-se ao facto de ser uma prova amadora e com vários escalões).

A prova portuguesa é a única que convida o campeão nacional, para participar na etapa portuguesa do circuito mundial de elite da World Surf League, o MEO Rip Curl Pro Portugal.

Do ponto de vista económico, a competição portuguesa distribui, ao longo das cinco etapas, mais de 100 000 € em prémios diretos aos surfistas participantes (comparando com €30 000 em Espanha, enquanto em França, o campeonato é amador e o Reino Unido não divulga o seu prize-money).

“É o melhor campo de treinos para que os nossos surfistas se preparem para o circuito mundial, mediante um esforço permanente da Associação Nacional de Surfistas em gerir a não sobreposição das etapas nacionais e internacionais. Do que conheço a nível internacional, a Liga MEO Surf é a melhor pensada e estruturada como plataforma competitiva e como trampolim para uma carreira internacional. Não é demais dizer que é a melhor liga da Europa ou mesmo do mundo.”, referiu Tiago Pires

Artigos Relacionados