Torres Vedras | Requalificação do Porto de Pesca da Assenta

Requalificação do Porto de Pesca da Assenta (Torres Vedras)

 

O Porto de Pesca Local da Assenta que assegura a proteção do ambiente numa zona costeira particularmente sensível, vai ser alvo de uma intervenção, que o dotar de “condições apropriadas de funcionamento e de segurança para o exercício da atividade piscatória”, melhorando as condições de trabalho e de segurança atualmente existentes. As estruturas ali existentes “condicionam negativamente a ação hidrológica das águas pluviais sobre a arriba, acelerando os processos erosivos e aumentando a instabilidade da mesma”.

A intervenção, com um custo total elegível de 121.451,64€, visa a “criação de uma nova zona de instalações de apoio à pesca, com a colocação de oito blocos que vão servir de armazéns de aprestos, sendo que um dos blocos comporta uma instalação sanitária de utilização coletiva equipada com duche”.
A requalificação prevê ainda a “aquisição de um guincho que possibilitará a alagem de embarcações com maiores dimensões (6 toneladas), atraindo, assim, novas embarcações para aquele porto e, consequentemente, aumentando a competitividade do mesmo”.

A conclusão da obra está prevista para o 2º semestre de 2019 e conta com o apoio financeiro da União Europeia. (75% pelo Programa Operacional MAR2020, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas).

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados