22 de maio é o Dia Internacional da Biodiversidade

Dia Internacional da Biodiversidade

O Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado pelas Nações Unidas a 22 de maio de 1992 e tem por objetivo alertar a população para a necessidade e a importância da conservação da diversidade biológica.

“Biodiversidade é a variabilidade entre os organismos vivos de todas as fontes, inter alia, meio terrestre, meio marinho, e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que esses organismos fazem parte; isto inclui a diversidade dentro de cada espécie, entre espécies e entre ecossistemas” [Nações Unidas 1992: Artigo 2].

A palavra biodiversidade é formada a partir do radical grego “bio” (que significa vida) e da palavra “diversidade” (que significa variedade).

O tema deste ano é o seguinte: “Nossa biodiversidade, nossa comida, nossa saúde”.

“De espécies individuais a ecossistemas inteiros, a diversidade biológica é vital para a saúde e o bem-estar humanos. A qualidade da água que bebemos, a comida que comemos e o ar que respiramos dependem de manter o mundo natural em boas condições de saúde. Precisamos de ecossistemas saudáveis ​​para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e enfrentar as mudanças climáticas: eles podem fornecer 37% da mitigação necessária para limitar o aumento da temperatura global.

No entanto, os ecossistemas do mundo enfrentam ameaças sem precedentes.

(…) Os impactos nas pessoas em todo o mundo serão graves.(…) o interromper as práticas prejudiciais ao meio ambiente, diversificar nossos sistemas alimentares e promover padrões mais sustentáveis ​​de produção e consumo, podemos melhorar a saúde global, aumentar a segurança alimentar e fortalecer a resiliência às mudanças climáticas.” [António Guterres]

 

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados