A Loja do Cidadão de Mafra, que completa amanhã o seu 3º Aniversário, recebeu hoje a visita do Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro.
Foram registados 486.176 atendimentos desde a sua inauguração, só no ano passado foram realizados 133.809 atendimentos na Loja do cidadão de Mafra.
O serviço “campeão de atendimentos” é o da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), serviço que só no passado dia 2 de janeiro realizou 501 atendimentos, tendo as senhas, nomeadamente as dos serviços do Património, sido bloqueadas por volta das duas horas da tarde. Na segurança social terão sido atendidas mais de 90 pessoas no mesmo dia.
Falámos com Humberto Martins, responsável do serviço da AT, acerca da mudança de instalações do antigo edifício das finanças para este novo espaço. A AT funcionava “em 3 pisos sem condições de atendimento” o acesso a pessoas com deficiência motora tinha sido resolvido “com um remendo” pelo que esta mudança representa uma “melhoria muito significativa em termos do serviço prestado”.
Em relação aos atendimentos, o seu número tem vindo a descer, já que, “por imposição legal”, a entrega do IRS passou a ser efetuada exclusivamente pela internet, razão pela qual assistimos a “uma redução de cerca de 8 mil atendimentos”. Os serviços de AT da Loja do Cidadão de Mafra funciona das 9h00 às 16h30 o que Humberto Martins refere como sendo “um horário de atendimento alargado” – mais uma hora do que a maioria dos outros atendimentos da AT – a loja recebe muitas pessoas de concelhos limítrofes que se deslocam aqui para efetuar “atendimentos de ultima hora”.
Ao que pudemos apurar, não só a AT, mas todos os outros serviços da loja do cidadão de Mafra são procurados pelos moradores dos concelhos limítrofes.
Desde o início deste ano, também a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mafra tem um balcão na loja do cidadão de Mafra, local onde antigamente se localizava o seu quartel.