Mafra | Município investe no controlo de aves (pardais estorninhos e pombos)

[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Em outubro, o município de Mafra contratou, por ajuste direto, a empresa Tiago Valadas Colelho – Westfalcon.Control para efetuar o “Serviço de controlo de aves – Praça da República – Ericeira”.

Entre julho e Dezembro, a empresa propôs-se a “(…) controlar os pardais e estorninhos na Praça da República, na Ericeira, de forma a evitar que estas aves por lá pernoitem e degradem aquele espaço”.

Este controlo “das aves infestantes será feito com a utilização de diferentes aves de rapina, sinais sonoros, métodos estes utilizados nos anos anteriores e a utilização esporádica de um drone, método esse testado no final do ano passado e que mostrou bons resultados (…) controlo de pombos naquela zona da vila, sendo que utilizaremos uma pequena gaiola de captura(…)”

O preço contratual deste foi aqui de 9.000,00 € + IVA.

No inicio deste mês, o município fez novo contrato, por ajuste direto, desta feita, para o  “Serviço de controlo de aves (Pombos), na Ericeira, Mafra, Malveira, Póvoa da Galega e Venda do Pinheiro” com a empresa A F & C – Falcoaria Cetraria, Lda.

Segundo a proposta da empresa “Serão colocadas gaiolas, cujo número de unidades será definido segundo estudo prévio, distribuídas segundo a melhor localização para apanhar as aves (pombos), que serão limpas e esvaziadas aquando das visitas programadas. Nessas mesmas visitas será feito controlo nos edifícios. Poderão ser também utilizadas aves de rapina para a execução complementar dos serviços, caso se verifique essa necessidade. Os animais capturados serão tratados de acordo com as normas em vigor”.

Empresa que tem 90 dias para executar o contrato, cujo preço contratual atinge os 8.850,00 €+ IVA.

Artigos Relacionados