O trânsito na Venda do Pinheiro vai ser alvo de um reordenamento por parte do município de Mafra de modo a “proporcionando uma maior fluidez na circulação automóvel e o aumento da segurança pedonal”.
A zona a intervencionar situa-se entre a entrada do Parque Ecológico e Intermodal da Venda do Pinheiro e o nó de acesso à autoestrada, sempre ao longo da Estrada Nacional (EN) 8. O Largo de Santo António também está incluído nesta requalificação urbana.
Segundo informação publicada pela Autarquia no Facebook, “esta intervenção, que se inicia de imediato” irá prolongar-se até ao final do ano.
A construção da rotunda junto à entrada do Parque Ecológico e Intermodal e às bombas de combustível, “funcionará em estreita complementaridade com a rotunda já existente no Largo de Santo António e que dá acesso à autoestrada, tendo como objetivo fundamental eliminar os atravessamentos na EN 8, atualmente responsáveis por estrangulamentos na circulação”.
Deste modo os automobilistas que transitam:
– No sentido Malveira/ Venda do Pinheiro poderão optar, logo após a nova rotunda do Parque Ecológico e Intermodal, por um de dois corredores, sem necessidade de efetuar qualquer paragem: o primeiro dá acesso direto à rotunda de acesso à autoestrada; o segundo permite continuar a circular na EN 8”.
– No sentido Venda do Pinheiro/ Malveira “de modo a eliminar o atravessamento atualmente existente no entroncamento do Largo de Santo António, os automobilistas seguirão em direção à rotunda de acesso à autoestrada, saindo depois na última saída, a qual lhes permitirá aceder à rotunda do Parque Ecológico e Intermodal e daí prosseguir ao longo da EN 8”.
– No sentido autoestrada/ Venda do Pinheiro “terão de circular até à rotunda junto à entrada do Parque Ecológico e Intermodal, contornando-a e retomando a direção da Venda do Pinheiro”.
Este reordenamento contempla a criação de “passeios ao longo das vias, incluindo uma zona pedonal em frente à Capela de Nossa Senhora do Monte do Carmo”, serão criadas novas paragens de autocarro junto ao nó de acesso à autoestrada.
As obras irão decorrer durante o dia, uma vez que se situam numa zona habitacional e o ruído provocado pelas mesmas impede que sejam realizadas no período noturno.
Estão previstos congestionamentos pontuais à circulação automóvel, congestionamentos que serão “restringidos ao estritamente necessário” e que irão contar com o acompanhamento das forças policiais.
[Imagem: CMM]