Furacão Leslie | Ocorrências registadas em Mafra, Sintra e Torres Vedras

Queda arvore Quedas de arvore

[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup] Desde as 19h28 que a passagem do Furacão Leslie faz alguns estragos nos concelhos de Mafra, Sintra e Torres Vedras. Até ás 22h00 registaram-se as seguintes ocorrências: Concelho de Mafra: Queda de estruturas temporárias ou móveis: 5 (Ericeira, Venda do Valador, Malveira (2), Carvoeira) Queda de Árvore: 8 (Charneca, Venda do Pinheiro (2),  Jeromelo, Almada, Igreja Nova, Encarnação e Barril) Dano ou Queda de redes de fornecimento eléctrico: 1 (Póvoa de Cima) Queda de elementos de construção em estruturas edificadas: 1 (Mafra) Concelho de Sintra Queda de elementos…

Ler mais

Furacão Leslie | “Os fenómenos mais gravosos” devem ocorrer pelas 22h30

[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup] O presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Jorge Miranda, referiu a pouco na RTP3 que: “O furacão ainda não tocou o território continental. O percurso é ziguezaguiante, é mais caótico. Por vezes não é possível determinar exatamente a trajetória. Pode acontecer nova mudança. Temos uma frente fria a tingir o norte como chuva. E temos esta tempestade pós tropical do sul. É a soma destes dois fenómenos que faz este tempo. A rajada de vento pode ser muito forte. Não sabemos onde os fenómenos mais…

Ler mais

EDITORIAL | 4 anos que mudaram o panorama da comunicação social no concelho de Mafra

[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup] Há quatro anos atrás, por esta hora, estávamos a viver as primeiras horas do Jornal de Mafra, sem saber bem, o que o futuro nos reservaria. As expectativas eram muito moderadas, o staff era pouco numeroso, o investimento muito limitado e o concelho era/é pequeno, menos de 100 000 habitantes, com um panorama cultural (no sentido mais lato do termo) pouco famoso, com um poder político dominante já consolidado há muitos decénios, e com uma comunicação social, a nossa concorrência, estagnada e há muito tempo no terreno.…

Ler mais

Viagens | Dubai

[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup] Datas: 01 a 07 de Novembro Voos: 01 de Outubro: 13h35 Lisboa – 01h00 Dubai (2 de Nov) 07 de Outubro: 14h35 Dubai – 17h15 Lisboa      Jannah Marina Bay Suites *****       1.049 € por pessoa   O valor inclui: – Voos directo Lisboa/Dubai/Lisboa [Emirates ] – 5 noites de alojamento em estúdio com Vista Mar com pequeno almoço incluído [Jannah Marina Bay Suites *****]   Utilize o seu cartão de crédito e compre pela internet directamente nas companhias aéreas e nos hotéis  

Ler mais

13 de outubro | Dia Internacional para a Redução de Castástrofes

catastrofes

[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup] Por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2009, o Dia Internacional para a Redução de Castástrofes passou a celebrar-se no dia 13 de outubro. “A data foi criada em 1989 com o intuito de alertar as nações para a necessidade de adoção de políticas protetivas relativamente aos desastres naturais”. Em 2018 continua a campanha “Sendai Seven”, centrada nos sete objetivos globais do Quadro de Ação de Sendai. Este ano será focado na Meta C do Quadro de Sendai: Reduzir as perdas económicas das catástrofes em relação…

Ler mais

IPMA | Furacão LESLIE deverá atingir o território do Continente a partir das 18h

[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup] Segundo as últimas previsões, o furacão Leslie irá atravessar o território do continente entre as 18 horas de hoje, 13 de outubro e as 07 horas de amanhã, dia 14 de outubro. “De acordo com a previsão do modelo do Centro Europeu, o Furacão Leslie irá começar a fazer-se sentir no território do continente a partir das 18 horas (UTC) na região da grande Lisboa, deslocando-se com a velocidade de cerca de 60 km/h para nordeste, perdendo intensidade e passando a categoria de tempestade pós-tropical. A passagem…

Ler mais

Interdição da apanha e captura de bivalves

[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup] Comunicado apanha e captura de moluscos bivalves – Zonas interditas Interdição da apanha e comercialização de bivalves, equinodermes, tunicados e gastrópodes marinhos em Portugal e/ou zonas reclassificadas temporariamente devido à presença de toxinas/outros motivos Data de atualização: 11/10/2018 L5a Litoral Peniche – Cabo Raso Lapa- Interdita Biotoxinas: paralisantes (provocam PSP) Contaminantes Químicos: Cádmio Estatuto Sanitário: Na Ouriço-do-mar – Interdita Biotoxinas: paralisantes (provocam PSP) Estatuto Sanitário: B Mexilhão – Interdita Biotoxinas: paralisantes (provocam PSP) Estatuto Sanitário: B     Consulte (aqui) todas as interdições   Observações: − DSP – Intoxicação…

Ler mais