Mafra | Museu Nacional da Música sempre vai ser instalado em Mafra [ACTUALIZAÇÃO]

O Museu Nacional da Música sempre vai ser instalado em Mafra. A garantia foi dada há minutos, na reunião de câmara que está a decorrer no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho.

Está a ser preparado um protocolo entre a Câmara Municipal de Mafra (CMM) e a Direcção Geral do Património Cultural (Ministério da Cultura) que firmará o compromisso de instalar no primeiro piso da ala Sul do Palácio Nacional de Mafra (utilizada até aqui pela CMM), o futuro Museu Nacional da Música.

Este protocolo define a colaboração entre as duas instituições, nomeadamente, no plano financeiro. O Ministério da Cultura, através da DGPC investirá aqui 2 milhões de euros e a Câmara de Mafra completará o custo estimado, com uma verba de 1 milhão de euros, completando assim o custo final de 3 milhões de euros.

A vinda do Museu da Música para Mafra foi uma hipótese inicialmente rejeitada pela DGPC, mas ao que parece, apadrinhada pelo ministro da pasta da cultura, Luís Filipe Castro Mendes, estamos seguros, depois de o actual presidente da câmara de Mafra ter insistido muito.

Papel preponderante neste processo, desde o seu início, teve o actual presidente da Câmara Municipal, Hélder Sousa Silva, honra lhe seja feita, sendo que, aparentemente, a sua passagem pela Assembleia da República têm lhe sido mais útil com o PS no governo, do que quando em Lisboa governavam ministros do PSD. Este projecto de instalação de um Museu Nacional em Mafra, resulta sem dúvidas da visão, da perseverança e do empenho pessoal e político de Hélder Silva, que assim leva a bom porto uma tarefa que no início pareceria impossível. Influencia decisiva terá tido ainda o facto de a CMM se ter disposto a investir aqui 1 milhão de euros do seu orçamento.

Bem gerida, esta vinda de um Museu Nacional para Mafra, poderá constituir a abertura de outras portas na área da cultura e do turismo.

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados