No âmbito de um ciclo de conferências denominado “Socialmafra”, teve ontem lugar, no edifício da Loja do Cidadão, um grupo de painéis subordinados ao tema “Saúda Mental: para todos, para toda a vida”, uma designação de tal modo abrangente, que se coaduna mal com o cunho cientifico destes painéis.
O Jornal de Mafra destaca uma actividade e um painel, dos 7 que constituíram esta conferência.
O grupo de Teatro Terapêutico do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) apresentou um texto a várias vozes, com guião feito a partir dos textos produzidos por cada um dos doentes/actores envolvidos na apresentação. Este grupo é constituído por doentes assistidos no CHPL, está integrado nas actividades terapêuticas do centro e o grupo de teatro existe já há 50 anos, o que é verdadeiramente notável.
O último painel consistiu numa apresentação da Professora Mª João Avelino, médica psiquiatra e coordenadora do M.E.S.M.O. (Mafra Espaço de Saúde Mental e Ocupacional) com quem o Jornal de Mafra mantém uma parceria.
Este espaço (resultado da colaboração entre o CHPL, o agrupamento de centros de saúde de Mafra e a Câmara de Mafra) está ao serviço da comunidade há 3 anos e tem por objecto sinalizar e acompanhar nas suas várias valências (médica, psicológica, terapêutica ocupacional e medicamentosa, de enfermagem e de acção social) os residentes do concelho e respectivas famílias, que apresentam doenças psiquiátricas relevantes.
Com 7 psiquiatras, 2 psicólogas, 1 enfermeiro especialista, 1 terapeuta ocupacional, 1 assistente social e 1 funcionária administrativa, este serviço desenvolve um trabalho de relevância no concelho.
Fica aqui o apontamento de reportagem, o desenvolvimento caberá à Professora Mª João Avelino, no próximo artigo a publicar no Jornal de Mafra.