Todos os anos a Quercus classifica as praias de Portugal como “Qualidade de Ouro”, com base “na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, e tendo apenas em consideração as análises efectuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas”.
Este ano, para a época balnear de 2018, foram galardoadas 390 praias com “Qualidade de Ouro” em Portugal – menos 6 do quem 2017 – num total de 640 praias. Das praias identificadas, 342 são praias costeiras, 39 são praias interiores e 9 são de transição.
Os concelhos com maior número de praias com “Qualidade de Ouro” são
– Albufeira: 22 praias
– Almada: 17 praias
– Vila Nova de Gaia: 16 praias
– Vila do Bispo: 13 praias
– Torres Vedras: 12 praias
Os concelhos de Mafra, Sintra e Torres Vedras vão este ano ver hasteada a Bandeira da “Qualidade Ouro” em 4 praias de Mafra, 4 praias de Sintra e 12 praias de Torres Vedras.
Concelho de Mafra:
Baleia ou do Sul
Porto da Calada
Ribeira d´Ilhas
São Lourenço
Este ano o Concelho de Mafra verá 4 praias perderem a bandeira da “Qualidade Ouro”. São elas a praia do Algodio, a praia dos Pescadores e a praia da Foz do Lizandro-Mar.
Concelho de Sintra:
Adraga
Grande
Magoito
S. Julião
Concelho de Torres Vedras:
Amanhã (Santa Cruz)
Azul
Centro (Santa Cruz)
Física (Santa Cruz)
Formosa
Mirante (Santa Cruz)
Navio
Pisão (Santa Cruz)
Porto Novo
Santa Helena
Santa Rita-Norte
Santa Rita-Sul
Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios:
- Qualidade da água Excelente nas 5 últimas épocas balneares, de 2013 a 2017;
- Todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (de 2017) deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100mlpara os Enterococos intestinaise inferiores a 250ufc/100mlpara a Escherichia coli, e para águas interiores, 200ufc/100mle 500ufc/100ml, respetivamente.