Projecto de Modernização da Linha do Oeste

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A Agência Portuguesa do Ambiente teve em consulta pública a Avaliação do Impacte Ambiental do projecto de modernização da Linha Ferroviária do Oeste, num troço com cerca de 87,5 Km, entre Mira-Sintra/Meleças e Caldas da Rainha.

Em estudo “11 estações, 12 apeadeiros, 4 túneis, 12 pontes, 4 pontões, 2 viadutos, 24 passagens superiores rodoviárias, 2 passagens superiores pedonais, 16 passagens inferiores e cerca de 300 passagens hidráulicas “ nos concelhos de Sintra, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Cadaval, Bombarral, Óbidos e Caldas da Rainha.

As principais intervenções em estudo neste troço da Linha do Oeste são “a eletrificação da linha, a duplicação em dois troços específicos, a retificação de algumas curvas e a criação de variantes ao traçado atual de modo a permitir maiores velocidades de circulação”. O aumento da velocidade máxima irá permitir a redução de cerca de 40 minutos no percurso entre Lisboa e Torres Vedras passando no futuro esta ligação ferroviária a fazer-se em 50 minutos.

Está ainda prevista a duplicação da oferta actual em termos do número de circulações diárias entre Lisboa e Torres Vedras passando a 48 composições diárias, contribuindo para “ajustar os horários dos transportes às necessidades dos passageiros”.

Também as Estações e Apeadeiros vão ser alvo de intervenção, mas apenas ao nível dos cais de passageiros que vão passar a ser “mais altos e mais compridos” e nos quais vão ser colocados abrigos e mobiliário urbano (bancos, painéis informativos/horários e mapas de rede), “em função da necessidade de cada estação ou apeadeiro.”

O orçamento previsto para este projecto de modernização da linha Oeste é de 106 milhões de euros sendo comparticipado em 74 milhões de euros por fundos comunitários através do Plano de Investimento para a Ferrovia até 2020.

A  obra será executada sem interrupção do serviço ferroviário, com uma duração prevista de 18 meses.

 

Principais intervenções previstas nas estações e apeadeiros dos concelhos de Mafra, Sintra e Torres Vedras são as seguintes:

Concelho de Mafra

Estação de Mafra (União de freguesias de Igreja Nova e Cheleiros) – km33+212
• Está prevista a colocação de um ATV ao km33+282.
• Está prevista a demolição parcial da pala da cobertura do alpendre em frente ao Edifício de Passageiros por incompatibilidade com a eletrificação da linha ferroviária.

 

 

Apeadeiro de Alcainça_Moinhos (União de freguesias de Malveira e São Miguel de Alcainça)
• O apeadeiro será desativado, pelo que não se prevê qualquer intervenção.

 

Estação da Malveira (União de freguesias de Malveira e São Miguel de Alcainça) – km38+367
• Está prevista uma PNp ao km38+425.
• Está prevista a demolição parcial da pala da cobertura do alpendre em frente ao Edifício de Passageiros por incompatibilidade com a eletrificação da linha ferroviária.

 

 

 

Concelho de Sintra

Apeadeiro do Telhal (Algueirão-Mem Martins) – km22+932
• As plataformas de passageiros a construir estão implantadas a sul da antiga PN por limitações a norte devido à existência de uma PS.
• A PN fica a servir de passagem pedonal e de acesso às plataformas de passageiros.
• Está prevista uma PNp ao km22+980.
• Será necessário o alargamento do aterro existente ou a construção de estruturas de suporte

 

Estação do Sabugo (União de freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar) – km25+377
• O cais de passageiros central existente, entre a Linha I e a Linha II, será demolido e substituído por um novo entre a Linha II e Linha III.
• As atuais Linhas IV e V (topos) serão levantadas.
• Está prevista a colocação de dois ATV novos ao km25+396 e km25+408.
• Está prevista a demolição parcial da pala da cobertura do alpendre em frente ao Edifício de Passageiros por incompatibilidade com a eletrificação da linha ferroviária.

Estação da Pedra Furada (União de freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar) – km29+931
• Está prevista uma PNp ao km29+881.
• Propõe-se a demolição do abrigo existente porque, com o novo layout para a Estação, o abrigo passa a estar muito próximo ao bordo do cais de passageiros não respeitando as normas de segurança.

 

 

Concelho de Torres Vedras

Estação de Dois Portos (União de freguesias de Dois Portos e Runa) – Km55+018
• Está prevista a colocação de um ATV ao km55+031.
• Está prevista a demolição parcial da pala da cobertura do alpendre em frente ao Edifício de Passageiros por incompatibilidade com a eletrificação da linha ferroviária.

 

Apeadeiro de Runa (União de freguesias de Dois Portos e Runa) – Km59+310
• Está prevista a demolição parcial da pala da cobertura do alpendre em frente ao Edifício de Passageiros por incompatibilidade com a eletrificação da linha ferroviária.

Obs: A eletrificação da Linha implicará a construção de uma subestação de tração (SST),a localizar na freguesia de Runa, e a instalação do sistema de catenária no sistema 2×25 kV, respetivos postos autotransformadores e Posto de Zona Neutra do Sabugo.

Estação de Torres Vedras (União de freguesias de Santa Maria, São Pedro e Matacães) – Km64+157
• Está prevista a colocação de um ATV ao km63+947 e ao km64+133.
• Está prevista a demolição parcial da pala da cobertura do alpendre em frente ao Edifício de Passageiros por incompatibilidade com a eletrificação da linha ferroviária.

 

 

 

Estação do Ramalhal (Ramalhal) – Km71+236
• Está prevista a colocação de um ATV ao km71+351.
• Está prevista a demolição parcial da pala da cobertura do alpendre em frente ao Edifício de Passageiros por incompatibilidade com a eletrificação da linha ferroviária.

 

 

 

 

Estação do Outeiro (União de freguesia de Campelos e Outeiro da Cabeça) – Km78+166
• Está prevista a colocação de um ATV ao km78+061.
• Está prevista a demolição parcial da pala da cobertura do alpendre em frente ao Edifício de Passageiros por incompatibilidade com a eletrificação da linha ferroviária.

 

 

 


Abreviaturas:
ATV – Atravessamentos da via
PN – Passagens de Nível
PS – Passagem Superior
PNp -Passagens de Nível Peões

 

[Imagem: Infraestruturas de Portugal]

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