Sintra | Aqu’Alva Stória – III Encontro Internacional de Narração Oral da Lusofonia

De 6 a 15 de Abril irá ocorrer, em diversos locais do concelho de Sintra, o III Encontro Internacional de Narração Oral da Lusofonia, o Aqu’Alva Stória.

O encontro “pretende ser uma viagem cultural aos costumes e tradições orais dos países lusófonos, através dos contos, lendas, histórias tradicionais, contadas por narradores dos países de origem”.

Este ano com o slogan: “Os Santos da Casa fazem milagres…Somos todos Sintrenses!” e tendo o seu foco na “PALAVRA”.

Conheça (aqui) o programa completo da edição deste ano.

“Agoa Alua (Aldeia de Agualva), Aqua Alva (Águas alvas ou Límpidas)… Hoje, Ribeira da Jarda | Ribeira das Jardas, um bem Patrimonial histórico, biótico e hídrico, envolvido em lendas e stórias, servirá como “força motriz”, nesta edição, do festival da Agualva-Cacém | SINTRA.

Vamos navegar nas suas águas “límpidas”, águas que desaguam no Tejo. Rio de inúmeras e ancestrais memórias. O mesmo que, outrora, partiram os Descobridores em navegação ao encontro de outros Povos, de outras Culturas.

Começa, assim, a “construção” de pontes interculturais, aqui representadas na antiga ponte de Agualva; ponte que delimitava os antigos Termos de Lisboa e de Sintra mas, também, o limite, no século XVI, a Ocidente da Coutada Régia de caça que se estendia ao longo da Estrada Real de Lisboa a Sintra.”

[Imagem: CMS]

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados