Dakar 2018 | Carlos Sousa parte para a 8.ª etapa na 23.ª posição

O Piloto português Carlos Sousa e o seu navegador Pascal Maimon completaram, ontem, com alguns contratempos a 7.ª etapa do Dakar 2018 que ligou La Paz a Uyuni (425 Km cronometrados mais 301 em ligações).

A dupla terminou o dia na 23.ª posição ficando também na 23.ª posição da classificação geral.

«Ontem foi mais um dia bastante difícil. Aliás, as pessoas não imaginam o quanto está a ser duro este Dakar. No início da etapa imprimimos um ritmo forte, rodando a um minuto e pouco dos pilotos que fechavam o top-10. Mas numa zona de areia encontrámos alguns Toyota atascados e saímos da pista para os contornar. Não foi a melhor solução! Atascámos várias vezes e perdemos algumas dezenas de minutos. Quando conseguimos retomar a pista, decidimos prosseguir a um ritmo mais moderado. As pressões de pneus não eram as mais adequadas e os pisos estavam duríssimos, até pelo facto dos primeiros camiões já rodarem à nossa frente».

No final da etapa a dupla descobriu uma fuga de óleo: “Não conseguimos detetar a origem, pois só com os nossos meios, não conseguimos tirar a muita areia e lama acumuladas na mecânica. Tanto pode ser do motor, como da direção assistida. Tentámos tudo para perceber, mas não conseguimos. Por isso, hoje vamos partir com uns bons litros de óleo no carro para tentarmos chegar ao final da etapa. O objetivo vai ser ‘apenas’ esse, não temos alternativa. E não vai ser fácil, porque se perspetiva mais um dia muito difícil.”

 

Hoje está a decorrer a 8.ª Etapa que liga Uyuni a Tupiza (584 km com SS: 498 km)

[Imagem: Dakar]

Leia também