20 de agosto é Dia Mundial do Mosquito

mosquito

20 de agosto é Dia Mundial do Mosquito

 

O Dia Mundial do Mosquito é celebrado anualmente a 20 de agosto para aumentar a conscientização sobre as doenças transmitidas por mosquitos (malária, dengue, chikungunya, Zika, febre amarela e west nile são algumas dessas doenças) e promover medidas de prevenção.

A data foi escolhida em homenagem à descoberta do bacteriologista, o médico britânico Ronald Ross (Prémio Nobel), que em 20 de agosto de 1897 descobriu que os mosquitos fêmea eram responsáveis pela transmissão da malária entre os humanos.

Anualmente, mais de 700 mil pessoas morrem devido a picadas de mosquitos, e muitas outras contraem doenças infeciosas.

Em Portugal, a malária foi erradicada em 1957.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou recentemente que “a 31 de julho de 2024, a espécie de mosquito Aedes albopictus foi identificada nos Municípios de Cascais (Região de Lisboa e Vale do Tejo) e Pombal (Região Centro)”. Estes são os mosquitos que podem transmitir às pessoas, quando infetado, doenças como dengue, chikungunya ou Zika. No entanto, de acordo com a DGS, em Portugal continental, não foram identificados nestes mosquitos “quaisquer agentes de doenças que possam ser transmitidos às pessoas, nem se registaram, até ao momento, casos de doença humana em contexto de transmissão local”.

Além de serem vetores de doenças, os mosquitos também desempenham um papel importante na biodiversidade, atuando como polinizadores e como parte da cadeia alimentar. No entanto, a prevenção é essencial, e medidas como evitar o acúmulo de água parada, usar repelentes e instalar telas nas janelas podem ajudar a reduzir a propagação desses insetos.

Partilhe o Artigo

Leia também