2 vítimas mortais e 17,8 mil condutores em excesso de velocidade na Campanha “Viajar sem pressa”
Foi hoje apresentado o balanço da campanha “Viajar sem pressa” da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP).
A campanha decorreu entre os dias 5 e 11 de junho e teve por objetivo “alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas”.
Sinistralidade
Entre 5 e 11 de junho registaram-se 2.510 acidentes, dos quais resultaram:
- 2 vítimas mortais
- 42 feridos graves
- 749 feridos leves
As 2 vítimas mortais, ambas do género masculino, tinham 42 e 66 anos, tendo os acidentes que causaram as vítimas mortais ocorrido no distrito de Lisboa.
As vítimas mortais resultaram de:
- 1 colisão que originou 1 vítima mortal e envolveu 3 veículos ligeiros
- 1 despiste que originou 1 vítima mortal e envolveu 1 veículo agrícola.
Fiscalização
Durante o mesmo período foram fiscalizados 4,9 milhões de veículos, dos quais 17,8 mil circulavam com excesso de velocidade (4 mil foram detetados pelos radares das Forças de Segurança e 13,9 mil pelos da ANSR).
Esta foi a sexta, das 12 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização de 2024. Até ao final do ano serão realizadas mais seis campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.