15 de dezembro é Dia de Zamenhof
O Dia de Zamenhof é celebrado anualmente no dia 15 de dezembro em homenagem a Lázaro Luís Zamenhof, o criador do esperanto.
Zamenhof, um oftalmologista polonês, desenvolveu o esperanto no final do século XIX com o objetivo de criar uma língua internacional neutra que pudesse promover a paz e a compreensão entre os povos.
O primeiro livro didático do Esperanio foi publicado em 1887, o livro foi publicado em cinco idiomas: russo, polonês, francês, alemão e um pouco depois, inglês.
O primeiro Grupo de Esperanto foi fundado em 1889, em Nuremberg, e foi editado o primeiro jornal em Esperanto.
Em 1905 reuniu-se o primeiro grande congresso internacional de Esperanto com mais de seiscentos participantes de dezenas de países. Eles constataram que a língua funcionava bem para todas as necessidades.
Em 1908 foi fundada a Associação Universal de Esperanto, que permanece como a principal organização de âmbito mundial do Movimento Esperantista.
A celebração deste dia é uma oportunidade para os falantes de esperanto em todo o mundo se reunirem, compartilharem experiências e promoverem a língua.
Estima-se que existam 2 milhões de falantes de esperanto por todo o mundo, sendo por isso considerada uma língua viva, falada em mais de 120 países.
A Organização das Nações Unidas, por meio da UNESCO, reconheceu o esperanto como língua em 1954.
Esperanto
Esperanto é um idioma artificial inventado para facilitar a comunicação entre pessoas de línguas maternas diversas.
Esta Língua conta com vocabulário simplificado (formado a partir das raízes comuns às línguas românicas) e gramática simples e regular.