14 de junho é Dia Mundial do Dador de Sangue
O Dia Mundial do Dador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho. Este dia foi estabelecido pela Assembleia Mundial da Saúde em 2005 não só para agradecer aos dadores e incentivar mais pessoas a doar, mas também para:
- sensibilizar para a importância e necessidade de sangue
- enfatizar o papel dos dadores voluntários e não remunerados
- apoiar os serviços nacionais de transfusão de sangue, as organizações de dadores e outras organizações não governamentais no reforço e expansão dos seus programas voluntários de dadores de sangue.
Em 2024, o Dia Mundial do Dador de Sangue marca o seu 20.º aniversário da celebração e tem como tema “20 anos a celebrar a dádiva: obrigado, dadores de sangue!” que pretende reconhecer a generosidade dos doadores e refletir sobre as conquistas e desafios dos programas nacionais de sangue.
Esta é a oportunidade para agradecer aos dadores de todo o mundo as suas dádivas que salvaram vidas ao longo dos anos e honrar o seu profundo impacto tanto nos doentes como nos dadores.
Portanto, se você puder, considere doar sangue. É um ato de solidariedade que pode salvar vidas.
Quem pode doar sangue?
Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos.
A dádiva é benévola e não remunerada. A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.
Sabia que:
- Os tipos de sangue que existem são A, O, que são os mais comuns, AB e B, que são mais raros.
- As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa, mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado, as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa, mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo.
- As pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB.
- Para além dos tipos de sangue, existe o fator RH, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo e influência na compatibilidade sanguínea. Assim, pessoas com sangue positivo podem receber de pessoas com qualquer RH, mas só podem doar para outras com sangue positivo. Enquanto que, se o sangue tiver RH negativo, podem doar para pessoas com sangue positivo ou negativo, mas só podem receber negativo.