14 de julho é Dia Mundial da Liberdade de Pensamento

Liberdade de Pensamento

14 de julho é Dia Mundial da Liberdade de Pensamento

 

O Dia Mundial da Liberdade de Pensamento é comemorado anualmente a 14 de julho e celebra um dos princípios fundamentais da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela ONU em 10 de dezembro de 1948.

“Todos os seres humanos têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”, pode ler-se no artigo 18.

Ser livre para pensar é o expoente máximo da liberdade individual.

Neste dia, somos convidados a refletir sobre o significado da liberdade de pensamento e a eliminar o fosso entre essa liberdade e a liberdade de expressão. O artigo 19 da mesma declaração afirma que “Todos os seres humanos têm direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

A data está associada à Tomada da Bastilha, que marcou o início da Revolução Francesa. É um momento para lembrar a importância de preservar a diversidade de pensamentos e garantir que todos possam expressar as suas opiniões livremente. Como disse Voltaire, “Quando não há, entre os homens, liberdade de pensamento, não há liberdade”.

Partilhe o Artigo

Leia também