14 de abril – Dia Mundial da Doença de Chagas
O Dia Mundial da Doença de Chagas celebra-se anualmente a 14 de abril.
A data foi oficializada em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e comemorada pela primeira vez em 2020, para aumentar a conscientização sobre essa doença tropical negligenciada.
A escolha do dia remete ao primeiro diagnóstico da doença, realizado pelo médico Carlos Chagas em 1909. Desde então, a enfermidade tem sido um desafio para a saúde pública, afetando milhões de pessoas, especialmente em regiões mais vulneráveis (principalmente pessoas pobres, sem acesso a cuidados de saúde ou sem voz política).
A doença de Chagas, também conhecida como “doença silenciosa ou silenciada” porque a maioria dos infetados não apresenta sintomas ou apresenta sintomas extremamente leves.
O objetivo da celebração é promover o acesso ao diagnóstico e ao tratamento precoce e cura, além de dar visibilidade à luta contra a doença. Todos os anos, campanhas globais reforçam a importância da deteção precoce e dos cuidados ao longo da vida.
A doença progride lentamente e frequentemente apresenta um curso clínico assintomático. Sem tratamento, a doença de Chagas pode levar a alterações cardíacas e digestivas graves e ser fatal.
Também conhecida como tripanossomíase americana, esta doença potencialmente fatal é causada pelo parasita protozoário Trypanosoma cruzi ou T. cruzi .