1 587 pessoas detidas por Violência Doméstica em 2023
A Guarda Nacional Republicana (GNR) divulgou hoje os dados provisórios relativos a casos de Violência Doméstica em 2023 em Portugal.
Em 2023, foram registados, pela GNR:
- 14 824 crimes de violência doméstica
- 1 587 detenções por violência doméstica
O que representa um aumento fase aos números do ano anterior (14 636 crimes de violência doméstica e 1 509 pessoas detidas).
A Guarda Nacional Republicana alerta para a necessidade de prevenir comportamentos violentos, sensibilizando a comunidade em geral para a consciencialização sobre a promoção de uma cultura de não-violência, assim como sensibilizar os diferentes públicos-alvo para o fenómeno da violência em contexto doméstico.
O impacto deste crime não se circunscreve apenas às vítimas diretamente envolvidas, afetando também as famílias e a sociedade no seu conjunto.
A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:
- No Portal Queixa Eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt;
- Via telefónica, através do número de telefone: 112;
- No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;
- Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;
- Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.