02 de Julho é Dia Mundial do OVNI (Avistamentos em Mafra)
O Dia Mundial do OVNI é comemorado, anualmente, a 2 de julho.
A data escolhida para assinalar o dia deve-se ao aniversário do incidente OVNI em Roswell, em 1947, quando um OVNI se teria despenhado e a Força Aérea dos EUA se terá apossado dos destroços da nave.
Um OVNI é por definição um objeto voador de origem desconhecida, para alguns, supostamente originário de outros planetas, e que alguns tomam como prova da existência de vida inteligente fora da Terra.
OVNI é “uma anormalidade verificada no céu, não detetada visualmente por radares, cuja natureza não é imediatamente conhecida”
Encontrámos estas duas histórias com relatos de OVNIS, supostamente avistados no concelho de Mafra…
Autoestrada de ovnis na Ericeira
Sábado, 30 de agosto 2014, 16h34
A 29 de agosto de 2014, no regresso da Ericeira para Mafra, viajavam no carro o Paulo (44 anos), a mulher (42 anos), os dois filhos (13 e 6 anos) e um amigo (38 anos). Por volta das 23h 40 m, logo a seguir ao Seixal (Ericeira), o filho, que vinha sentado no carro, no banco de trás, do lado esquerdo, junto à janela, a olhar para o céu, perguntou “O que é aquilo?”. À primeira vista, pela quantidade e pelo tipo de trajeto em linha reta, a sensação era de que se trataria de um bando de aves em migração.
No entanto, após uma observação mais atenta, verificaram que se tratava de várias luzes intermitentes e regulares, e que por isso não poderiam ser aves. O Paulo, que vinha a conduzir, acabou por encostar o carro e saíram para ver melhor.
Viram então uma enorme quantidade de pontos luminosos a piscar, com uma intermitência regular e a uma grande velocidade. Pareciam centenas de estrelas a viajar, com um trajeto definido, em linha reta, na direção norte-sul. Primeiro passou esse grande grupo e em seguida mais algumas que foram escasseando, até passarem as duas últimas, já bastante desgarradas do grupo. Estiveram cerca de uns 5 minutos a ver “aquilo” passar. Ainda tentaram filmar com os telemóveis, mas a distância era muita e estava escuro, pelo que não se via nada.
Logo nessa altura, foram colocadas várias hipóteses: estrelas cadentes, aviões… mas nada parecia bater certo com os movimentos, quantidade e velocidade do que estavam a ver.
[Escrito por Luís Aparício]
Um outro relato, refere o seguinte:
OVNI Visto em Igreja Nova — Mafra — Portugal, no dia 31/01/2012, terça-feira às 20h39 minutos.
O vídeo registado, foi-o já num momento em que o OVNI (Objeto Voador Não Identificado) se encontrava a uma distância bastante maior do que no momento inicial do avistamento.
Apenas posso dizer que estava uma noite limpa, sem vento e muito serena. Esta Luz/Ovni teve movimentos horizontais e verticais e diferentes velocidades. A luz era intensa, mas sem variedade na intensidade, houve um grande momento de adrenalina e, ao mesmo tempo, nervosismo, o que impediu de conseguir um vídeo melhor. Posso afirmar que não se parece com nada conhecido pelas várias características possíveis de observação.
Já não é a 1ª vez que é observada esta experiência no mesmo local e pelas mesmas horas. De referir que Igreja Nova é uma pequena aldeia perto de Mafra e que neste momento do avistamento não havia nenhum movimento nas ruas. Outro facto que parece relevante é que esta luz originalmente parecia passar por cima de uma capela que lá existe.
[Escrito por José António Nunes, Igreja Nova, Mafra]
A fascinação moderna com OVNIs começou na década de 1940, como não podia deixar de ser, nos USA, com o chamado Incidente de Roswell em 1947.
O estudo e a investigação de OVNIs continuam a ser um campo fascinante, misturando ciência, cultura popular e, em alguns casos, especulação conspiratória. Enquanto muitos avistamentos podem ser explicados por fenómenos conhecidos, a pequena percentagem de casos inexplicados mantém viva a curiosidade sobre a possibilidade de vida extraterrestre ter já visitado a Terra.