Vamos a Farmácia

 

Acne e Protecção Solar

Quem lida com a acne durante o Verão sabe que nem sempre é fácil encontrar um protector solar adequado e que não provoque o aparecimento de ainda mais borbulhas.

Usar protector solar pode agravar a acne?

O motivo pelo qual a utilização de um protector solar pode agravar a acne está relacionado com a escolha errada de formulações que não são adequadas a um tipo de pele acneico. Os protectores solares com texturas mais ricas, que aumentem a oleosidade da pele e que bloqueiem os poros podem certamente agravar a acne.

Em peles acneicas, durante o Verão é portanto essencial perceber quais as características que deve procurar quando adquire um protector solar.

De modo geral, as peles acneicas são naturalmente oleosas. Por esse motivo, a utilização de protectores solares ricos em emolientes não é indicada. Se utilizar formulações em creme muito ricas aumenta ainda mais a oleosidade da sua pele, o que provoca um brilho indesejado e aumenta o aparecimento de novas borbulhas.

Portanto, para escolher protectores solares para a pele acneica é importante focar-se em produtos com determinadas características, tais como:

  • Textura ligeira – para que a pele consiga absorver o protector rapidamente. Para uma pele com acne deve escolher texturas fluidas ou em gel.
  • Matificantes e Oil-free – para evitar a sensação de pele oleosa após aplicação. Os matificantes ajudam também a fixar melhor a maquilhagem.
  • Anti-brilho – para evitar durante o dia um brilho excessivo no rosto causado pelo aumento da oleosidade na pele.
  • Não comedogénicos – significa que o protector não contem substâncias que bloqueiem os poros e provoquem o aparecimento de borbulhas.

 

Nunca utilize no rosto um protector solar que tenha indicação para ser usado no corpo, pois normalmente os protectores solares de corpo têm uma textura mais espessa e gordurosa, podendo aumentar o aparecimento de borbulhas no rosto.

 

Aplique o protector solar correctamente.

No que diz respeito a protectores solares, é comum que não os apliquemos em quantidade suficiente nem com a frequência necessária. Pelo que é prudente escolher sempre um protector com um SPF mais elevado, que garanta uma protecção maior.

É ainda importante relembrar que os protectores solares devem ser sempre aplicados 30 minutos antes da exposição solar e podem ser utilizados por baixo da maquilhagem.

 

Resistência à água e ao suor

Se for à praia, ou para actividades com transpiração intensa deve utilizar sempre um protector solar com elevada resistência à água. Já para uso diário pode sempre optar por um hidratante de rosto de dia para pele oleosa que já contenha factor de protecção solar.

 

Posso usar protector solar juntamente com os produtos de tratamento para a acne?

Sim. Se está a utilizar medicamentos de tratamento tópico para a acne, aplique o tratamento primeiro e aguarde 15-20 min para absorção. Depois, pode aplicar a protecção solar.

De notar, que muitos tratamentos para a acne, sejam tópicos ou em comprimidos, provocam uma grande fotossensibilidade. Por esse motivo, é fulcral que use mesmo protecção solar durante o tratamento e que evite sempre que possível a exposição ao sol.

 

Adquirir um protector solar adequado à sua pele garante que a mantem sempre saudável e protegida com conforto. Lembre-se que a prevenção é sempre a melhor escolha!

 



Pode ler (aqui) os outros artigos de Ana Quintela